22 Jul 2016

Criando uma interface customizada para operadores de uma ETE

Na França, o grupo SAUR vem trabalhando com governos locais para a gestão de serviços de abastecimento de água e coleta de águas residuais há mais de 80 anos. A DHI ajudou o grupo a desenvolver uma interface gráfica customizada - similar a um painel de controle - explorando o potencial do software WEST (software da DHI para modelagem de ETEs), para o treinamento dos operadores de estações de tratamento de esgotos da SAUR. 

A estação de tratamento de esgotos (ETE) em questão é localizada em Nîmes, França, e consiste de duas linhas paralelas de lodo ativado, cada uma composta por um tanque circular de lodo ativado (com etapas anaeróbias, não-aeradas e aeradas) seguido por um clarificador secundário. O desafio proposto era criar uma interface personalizada do modelo WEST da estação para o treinamento de operadores. A interface deveria ocultar a complexidade do modelo, expondo apenas os elementos essenciais de controle e avaliação para simplificar sua utilização e a tomada de decisões.

A interface customizada que desenvolvemos:

  • Oferece um meio muito intuitivo de interação com o complexo modelo matemático da estação. 
  • Apresenta os parâmetros operacionais essenciais que o operador já conhece e provavelmente irá utilizar nas operações cotidianas. 
  • Permite a avaliação de cenários de forma bastante intuitiva - os cenários podem ser salvos (arquivados) e carregados posteriormente. 

"Vamos utilizar esta ferramenta para explorar uma variedade de cenários operacionais, para alcançar a melhor combinação dos dois sistemas coexistentes de controle de aeração na estação. Ao final, a ferramenta permitirá que possamos transferir a lógica Ammonair para um número maior de instalações." Fabrice Nauleau, diretor de pesquisa e desenvolvimento, SAUR. 

Leia mais sobre este estudo de caso aqui.